• Dieta

    Aqui no blog você aprenderá dicas para emagrecer com mais facilidade!

  • Exercícios

    Aqui no blog você aprenderá dicas de treinos!

  • Saúde

    Aqui no blog você aprenderá dicas gerais para melhorar sua saúde!

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Treinar sem dieta adianta?

Devo Treinar Mesmo Sem Fazer Dieta?


Devo Treinar Mesmo Sem Fazer Dieta? Consigo Resultados?
Devo Treinar Mesmo Sem Fazer Dieta? Consigo Resultados?

      Uma pergunta bem frequente entre praticantes de alguma atividade física é devo treinar mesmo sem fazer dieta. Esta pergunta pode se estender também para outras áreas além da dieta, como por exemplo realizar exercícios físicos estando mentalmente cansado, ou com poucas horas de sono, entre outros fatores.

     Bem, a resposta geral para essas perguntas é nunca condicione treino e dieta, ou seja, sempre vá para o seu treino, seja aeróbico ou não, independente da condição da sua dieta ou outro fator externo.

Musculação


Academia sem dieta
Academia sem dieta

      Quando você vai a academia e realiza um treino, logo após, ocorre um processo de recuperação e necessidade nutritiva gerada pelo estímulo dado aos músculos, e isso ocorre em uma janela de até 7 dias. O que quero dizer com isso é que mesmo que você não tenha se alimentado adequadamente, ou não tenha dormido bem, ou esteja cansado, vá para o treino e gere este estímulo que será muito melhor do que você não fazer. É claro que seu treino não será com tanto intensidade quanto poderia ser, mas é melhor do que nada não é?

Exercícios aeróbicos


Exercícios aeróbicos sem dieta
Exercícios aeróbicos sem dieta

     Para exercícios aeróbicos também é válido o que foi dito acima sobre a musculação. Imagine que você teve um dia do lixo, onde você extrapolou demais nas calorias e comeu muito, é melhor você realizar uma atividade física para diminuir o saldo calórico mesmo que você não chegue a compensar sua alimentação, do que não realizar nada e deixar que o estrago seja maior. Portanto vale a pena realizar sim o seu exercício!

     Bom, portanto chegamos ao fim do nosso artigo, concluímos então que sim, treinar sem dieta sempre será melhor do que não treinar, então, adianta e vale a pena. Não deixa se desmotivar por causa de um dia ruim, continue indo atrás dos seus objetivos com foco e garra! Obrigado e até a próxima!

quarta-feira, 12 de junho de 2019

3 Exercícios para costas para se fazer em casa

3 Exercícios para costas para se fazer em casa


3 Exercícios para costas para se fazer em casa
3 Exercícios para costas para se fazer em casa

      Continuando o nosso artigo (2 Exercícios para tríceps para se fazer em casa), agora vamos passar algumas dicas de exercícios caseiros para as costas. Você que por algum motivo não pode ir a academia, pode realizar alguns desses exercícios para suprir suas necessidades e quem sabe até obter ganhos. Então, vamos lá!

1 - Barra Fixa por Trás


Barra Fixa por Trás
Barra Fixa por Trás

      Este exercício é um pouco difícil. Ao invés de realizar barra normalmente, você irá ficar um pouco mais para frente da linha da barra, de modo que ao realizar o movimento de puxar, sua nuca se aproxime da barra. Mantenha a coluna reta, os joelhos dobrados, e eleve o seu corpo até que seus braços façam um ângulo de 90 graus. Procure não exagerar no número de repetições logo de cara.

2 - Barra Fixa Pegada Aberta


Barra Fixa Pegada Aberta
Barra Fixa Pegada Aberta

     Uma barra fixa tradicional, separe seus braços de modo que fique um pouco mais distante da linha dos ombros e realize a puxada seguindo as mesmas dicas do exercício anterior, porém indo pela frente da barra. Eleve seu corpo até que a barra fique na linha dos seus olhos.

3 - Barra Fixa Pegada Fechada


Barra Fixa Pegada Fechada
Barra Fixa Pegada Fechada

     Assim como os demais, as mesmas dicas valem para este aqui. A diferença é que aqui vamos fazer uma pegada um pouco mais fechada e com a palma da mão virada, assim como na imagem acima. Eleve seu corpo novamente até a altura dos seus olhos chegar na altura da barra. Este exercício recruta mais dos seus bíceps também.

Exercício Opcional



     Bom, este exercício simula uma remada curvada ou uma barra em diagonal, você também pode realizá-lo caso consiga achar algum local adequado perto de casa. A ideia é apoiar os pés no chão com o corpo esticado e a coluna ereta, de modo que a barra fique próxima a direção da linha da cintura. Então realize puxadas de maneira que eleve o seus corpo até que seu peito se aproxime da barra. Se conseguir fazê-lo também é uma excelente opção para seu treino caseiro!

Considerações Finais


     Pode-se observar que um bom treino caseiro para as dorsais não tem como escapar muito da temida barra fixa. Para se realizar estes exercícios, vale lembrar que não precisa necessariamente ser uma barra como as apresentadas, qualquer coisa que simule uma barra fixa e que dê para realizar os movimentos é válido, hoje em dia existem até mesmo barras para serem colocadas em portas!

Barra fixa presa em uma porta
Barra fixa presa em uma porta

    Vale a pena destacar também que muitas pessoas não conseguem realizar nem ao menos uma repetição em uma barra fixa, ou apenas poucas repetições. Mas calma, se você é uma dessa pessoas irei ajudar a resolver este problema.

Barra Fixa com apoio de um banco
Barra Fixa com apoio de um banco

     Para melhorar isto, coloque um banco embaixo da barra, e quando não conseguir mais realizar repetições, coloque os pés no banco e com a ajuda dos pés erga novamente seu corpo na barra, após isso, dobre novamente os joelhos e realize o processo de descida lentamente controlando somente com sua força e, quando já estiver com os braços esticados, realize a subida novamente com a ajuda dos pés sobre o banco sucessivamente até não tiver mais forças nem para se segurar na barra.

     Bom, chegamos ao fim do nosso artigo de treino em casa de costas. Realizando esses exercícios você pode ter resultados até mesmo em dias que não pode ir à academia. No próximo artigo será dito sobre outro treino para outra parte do corpo, bons treinos e até a próxima!

terça-feira, 11 de junho de 2019

Óleo ou Azeite, Qual a Melhor Gordura para Fritar?

Óleo ou Azeite, Qual a Melhor Gordura para Fritar?


Óleo ou Azeite, Qual a Melhor Gordura para Fritar?
Óleo ou Azeite, Qual a Melhor Gordura para Fritar?

      Hoje iremos falar sobre qual gordura é a melhor para fritar um alimento. Bom, primeiro temos que entender o conceito de fritura, uma coisa frita caracteriza-se por imersão no óleo, ou seja, quando eu tenho um alimento imergido/dentro de um óleo, eu estou fritando ele. Porém, quando eu pego uma frigideira e unto ela com alguma gordura é chamado de grelhar, e não de fritar.

Fritar
Grelhar

     Como é sabido por todos, durante uma dieta busca-se reduzir ao máximo as frituras, visto que elas irão carregar o alimento com muita gordura, muitas calorias, muita gordura saturada, ou seja, a fritura é evitada sempre na dieta. Já quando se utiliza alimentos grelhados (repetindo que utilizar óleo apenas para untar a frigideira é considerado grelhar), é mais saudável.



     Então você deve estar se perguntando qual é o melhor se é o óleo de soja, o óleo de coco, o azeite extra virgem , ou qualquer outro. Primeiro, é preciso analisar a quantidade dessa gordura que você coloca quando vai untar, e normalmente é um fio de óleo. E esta quantidade colocada varia geralmente de 1 a 3 gramas, exagerando muito pode chegar a 5 gramas para colocar na frigideira para espalhar, só que mesmo após grelhar o alimento é possível perceber que a frigideira continua engordurada, então, observa-se também que aqueles 5 gramas (no máximo) que foi colocado não vai todo para o alimento, então, no máximo 1 a 2 gramas que deve ir para sua refeição.



      Portanto, para untar uma frigideira o melhor óleo é qualquer um, porque a quantidade é irrelevante. Então, é possível untar com azeite, óleo de coco ou qualquer outro até mesmo banha que não haverá nenhuma diferença significativa nos seus resultados e na sua saúde. Espero ter esclarecido esta dúvida, lembrando que grelhar é diferente de fritar pessoal, até a próxima!


segunda-feira, 10 de junho de 2019

Coca Zero faz mal? Engorda? Tem calorias?

Coca Zero faz mal? Engorda? Tem calorias?


Coca Zero faz mal? Engorda? Tem calorias?
Coca Zero faz mal? Engorda? Tem calorias?

      Hoje, vamos falar sobre refrigerantes zero, pegando como exemplo principal a Coca Zero. Muitas pessoas possuem dúvidas a cerca deste produto, em específico se pode tomá-lo, se faz mal a saúde, se vai engordar, se vai estragar a dieta, entre outras dúvidas pertinentes. Então, iremos sanar algumas destas dúvidas aqui e esclarecer alguns aspectos.

Tabela nutricional da Coca Zero
Tabela nutricional da Coca Zero

      Como pode-se observar no rótulo da embalagem, realmente a Coca Zero possui zero calorias, zero açúcares e também zero gorduras, ou seja, em questão de macronutrientes seu valor realmente é nulo. Então, fazendo um comparativo de macronutrientes, tomar Coca Zero daria no mesmo que tomar água, portanto, realmente ela não estraga a sua dieta e não vai fazer com que você engorde. Porém nem tudo são macronutrientes, também existem outros tipos de nutrientes presentes que iremos abordar.

      Como dito anteriormente, do ponto de vista estético a Coca Zero realmente não atrapalha em nada, porém para que ela possua um gosto diferente do gosto de água por exemplo, é óbvio que alguma coisa tem ali. Portanto, infelizmente o que se tem ali, até por ela ser um refrigerante, são substâncias potencialmente cancerígenas. Além disso, ela também possui um pH desfavorável, potencial de hidrogênio desfavorável também, ou seja, para a sua saúde ela não é o ideal.


     Outra questão muito discutido sobre a Coca Zero é sobre a quantidade de sódio, muitas pessoas dizem que é muito grande, mas já aviso que isso é um mito. Olhando o rótulo da embalagem é possível observar que um copo do refrigerante equivale a 2% da quantidade ideal diária. Vale destacar que não é interessante que se zere a quantidade de ingestão de sódio visando saúde.

      Lembrando também, que ela possui substâncias potencialmente cancerígenas, ou seja, aumentam a probabilidade de causar algum tipo de câncer, porém não quer dizer que ela irá causar. Apesar disso, a Coca Zero também possui adoçantes, e este adoçante que ela contém é agressivo a nossa flora intestinal, o que não é bem-vindo para nossa saúde.


     Para resumir, para sua estética a Coca Zero faz bem, mas para a sua saúde ela não faz. Apesar disso, não precisa ficar louco com isso, é possível consumir sim, ou seja, o ideal é que se faça o uso controlado da bebida. Não existe uma recomendação padrão de quanto se pode beber, mas é importante evitar um consumo diário por exemplo, uma lata por semana também não é algo que trará muito impacto.

      A Coca Zero não é algo ruim, ela pode ser utilizada na substituição de alimentos muito piores. Pessoas que tem o costume de furar dieta consumindo alimentos muito mais calóricos e danosos podem substituir por essa bebida minimizando problemas. 



     Vale ressaltar que não é só a Coca Zero, tudo aqui dito também é válido para todos os refrigerantes zero calorias, seja Fanta, Sprite, Guaraná, até mesmo H2O.

    Portanto, a dica que se dá ao final deste artigo é: moderação! Não vá abusar da bebida, mas também não precisa ficar bitolado. Até a próxima!

sexta-feira, 7 de junho de 2019

2 Exercícios para tríceps para se fazer em casa

2 Exercícios para tríceps para se fazer em casa


2 Exercícios para tríceps para se fazer em casa
2 Exercícios para tríceps para se fazer em casa

      Continuando o nosso artigo anterior (3 Exercícios para peito para se fazer em casa), agora vamos passar algumas dicas de exercícios caseiros para o tríceps. Você que por algum motivo não pode ir a academia, pode realizar alguns desses exercícios para suprir suas necessidades e quem sabe até obter ganhos. Então, vamos lá!

1 - Flexão Fechada



      Este exercício é um pouco mais difícil de realizar, portanto não pense em realizar muitas repetições. Para executar, aproxime suas mãos como na imagem acima e realize flexões normalmente mantendo o corpo ereto e as mãos próximas. Este exercício simula um supino com a pegada fechada.

2 - Tríceps Banco


    Já este exercício é mais simples e fácil de executar, mantendo a coluna reta e apoiando as mãos sobre um banco ou alguma superfície elevada, execute o movimento como na imagem. Vale destacar que a posição dos pés pode variar, quanto mais inclinado mais fácil, também, é possível colocar um banco para apoiar os pés sobre ele também.


      Bom, chegamos ao fim do nosso artigo de treino em casa de tríceps. O treino de tríceps é mais curto mesmo em relação ao de peito, por isso é possível realizá-lo no mesmo treino junto outro grupo como o próprio peitoral por exemplo. Realizando esses exercícios você pode ter resultados até mesmo em dias que não pode ir à academia. No próximo artigo será dito sobre outro treino para outra parte do corpo, bons treinos e até a próxima!

domingo, 2 de junho de 2019

3 Exercícios para peito para se fazer em casa

3 Exercícios para peito para se fazer em casa


3 Exercícios para peito para se fazer em casa
3 Exercícios para peito para se fazer em casa


      Assim como dito no nosso outro artigo (6 Exercícios aeróbicos para se fazer em casa), vamos passar algumas dicas também no ponto de vista da hipertrofia desta vez, transmitindo alguns exercícios para se realizar em casa. Você que por algum motivo não pode ir a academia, pode realizar alguns desses exercícios para suprir suas necessidades e quem sabe até obter ganhos. Para isso vamos iniciar com uma série de artigos dando dicas para cada parte corporal, e hoje, iniciaremos com um treino caseiro de peito. Então, vamos lá!

1 - Flexão Declinada



      Com o apoio de alguma superfície elevada, que pode ser um banco, cadeira, sofá, cama, etc (vai do que você se sentir mais confortável), coloque o seus pés sobre esta superfície e com os dois braços no chão realize normalmente flexões. Procure manter o corpo ereto, sem elevar os quadris, também mantenha os braços um pouco além da distância dos ombros. Este exercício tem enfoque no peitoral superior (parte clavicular) e simula um supino inclinado. Não execute muitas repetições, pois pode cansar rápido, procure algo que você aguente realizar em torno de 3 a 4 séries.

2 - Flexão Normal


       Bem parecido com o anterior, com a diferença que você deixará seus pés no chão mesmo. As dicas do anterior também valem para este, procure não ir a exaustão logo na primeira série, pois você pode não aguentar até o fim do treino. Uma flexão normal bem básica mesma, e ela simula um supino reto, porém com o seu peso, ou seja, o foco é a parte medial do peito.

3 - Flexão Inclinada



        Agora, também parecido com os outros, uma flexão inclinada, na qual você irá precisar de uma superfície inclinada como no primeiro exercício, porém colocará os braços na superfície ao invés dos pés e então realizar a flexão normalmente seguindo as mesmas dicas anteriores. Vale destacar que este é o mais fácil dos três ditos neste artigo.


      Bom, chegamos ao fim do nosso artigo de treino em casa de peito. Vale destacar que a flexão declinada é a mais difícil das três, seguido pela normal e pela inclinada, portanto um treino com esses três exercícios nessa sequência pode ser o mais indicado. Realizando esses exercícios você pode ter resultados até mesmo em dias que não pode ir à academia. No próximo artigo será dito sobre outro treino para outra parte do corpo, bons treinos e até a próxima!