terça-feira, 22 de outubro de 2019

Como fazer Dieta Flexível?

Como fazer Dieta Flexível?


Como fazer Dieta Flexível?
Como fazer Dieta Flexível?

      A dieta flexível, também conhecida de maneira abreviada como IIFYM (If It Fit Your Macros = se couber nos seus macros), vem sendo confundida com más condutas alimentares o que não é verdade, muito pelo contrário, são boas condutas alimentares que vão acrescentar no nosso estilo de vida, na nossa saúde física, na nossa saúde mental e social.

      Muitas pessoas entendem que a dieta flexível é uma alimentação onde você se preocupa em bater os seus macronutrientes com qualquer tipo de alimento, ou seja, eu posso consumir um bife de patinho grelhado que é muito saudável ou eu posso consumir uma carne gorda, uma linguiça, ou outro alimento desde que entre nos meus macros está tudo bem. E na verdade não é isso, a dieta flexível está baseada em um cota de nutrientes que você tem bater por dia, no qual minimamente 90% vai ser de alimentos "limpos", ou seja, saudáveis (frango, carne, peixe, ovos, arroz integral, azeite, amendoim, etc), e estes outros 10% aproximadamente que não é obrigatório você pode comer uma coisa ou outra fora do estabelecido. Um exemplo seria uma dieta flexível de 3000 calorias, a qual teria aproximadamente 2700 calorias de forma limpa (saudável) e o resto, cerca de 300 calorias, teria aquelas besteirinhas, como um pequeno pedaço de pizza.

Doce ou fruta
Um doce ou uma fruta?

     Então, você pode bater todos os seus macros só com alimentos de má qualidade que estando dentro dos macros estaria tudo certo? Não! Porque você não terá a sua saúde plena e não será o mais adequado para a sua estética. Uma vez que sabemos que carboidratos de alto índice glicêmico em excesso em horários a vontade ocorrerá uma piora da sensibilidade à insulina e com menos sensibilidade você tem menos fator anabólico de massa muscular e mais fator anabólico na gordura corporal. Então, realmente se você pensar entre 1 grama de carboidrato é igual a qualquer outra grama de carboidrato? Sim e não, já que em curto e médio prazo não é possível identificar mudanças, porém em longo prazo sim, você irá ver diferenças na sua estética.

      Portanto, a dieta flexível é uma dieta para pessoas inteligentes, com bom senso e não para pessoas desleixadas, que usam a dieta como uma forma de desculpa para comer besteiras com a consciência tranquila.

Pensamento dieta flexível
Pensamento flexível

      Foi citado anteriormente uma faixa de 90% de alimentos limpos, porém você pode aumentar este número até 100%, já que assim você estará obtendo mais resultados por conta do que foi explicado. Porém vale ressaltar que para pessoas normais não dará uma grande diferença, por isso é mais recomendado para atletas essa quantidade de 100%.

      Outra pergunta pertinente é se os 10% de comida "suja" também pode ser aumentado, e a resposta é sim. A dieta flexível nada mais é do que a adequação do bom senso na nossa vida buscando os resultados, então se você é um iniciante, que nunca fez dieta, que toma muito refrigerante, ou seja totalmente "largado" nutricionalmente falando, e ela começar fazendo por exemplo 70% limpo e 30% de besteira (que é uma quantidade alta) num período inicial está tudo certo, mas é essencial que ocorra uma progressão, por exemplo abaixar 5% de besteira todo mês até chegar nesses 10%, tudo com uma boa saúde mental.

      Muito obrigado para você que leu até aqui, qualquer dúvida estamos à disposição. Um forte abraço, bons resultados e até a próxima!