quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Açúcar é um problema?

Açúcar é um problema?

Açúcar na dieta, afinal de contas, pode ou não pode? Pode quantidades pequenas? Vai me matar? Vai derreter o meu pâncreas? Se liga!


Açúcar na dieta
Açúcar é um problema?

     Para responder essas e outras perguntas, primeiro, vamos começar com algumas definições iniciais. O açúcar é um dissacarídeo, isso quer dizer que ele tem duas moléculas envolvidas nele. O açúcar de mesa é sacarose, que é frutose mais glicose, já o amido, por exemplo, são cadeias de glicose, e a lactose é a galactose mais glicose, ou seja, nós temos algumas peculiaridades quando falamos do carboidrato. 
Composição dos açúcares
Composição dos açúcares

O problema da frutose

     A frutose é um carboidrato relativamente diferente, ela é estocada no seu fígado, enquanto a glicose é estocada tanto nos músculos quanto no fígado. Por enquanto, não há problemas, é bom ter cadeias de glicose estocadas no nosso fígado e nos músculos, uma vez que quando vamos nos exercitar temos o glicogênio muscular, e para fazer a manutenção do nosso nível de glicose da corrente sanguínea, chamada de glicose plasmática, é utilizado o glicogênio hepático. 

     Mas ainda assim a glicose pode ser ruim, pois o glicogênio hepático é muito mais limitado, já que cabe muito mais cadeias de glicose dentro do fígado do que em toda a estrutura muscular. E esse carboidrato, a frutose, sempre vai para o fígado, só que quando chega no fígado, ele não tem mais espaço para se estocar, então, ele acaba virando gordura. Já quando falamos da parte muscular, temos mais opção, mais oferta de sítios para se colocar essas cadeias de glicose.


    Logo, o excesso dele é ruim, mas uma quantidade razoável dá para se consumir. Porém, a sacarose ou açúcar de mesa, é um carboidrato de alto índice glicêmico, e isso gera uma piora da sua sensibilidade à insulina, o que em longo prazo vai fazer você engordar ainda mais e vai dificultar o seu ganho de massa muscular.

O problema do açúcar

     Então, como a gente pode perceber, resumir o açúcar como um vilão ou como um destruidor, é uma visão minimalista, aceitável, mas minimalista. O que temos que entender é que o açúcar em excesso vai te fazer muito mal como qualquer carboidrato em excesso, até mesmo cadeias de glicose, por causa do que acabamos de explicar. Se você pegar um excesso de amido, como por exemplo o arroz ou a batata doce, ela vai buscar o glicogênio hepático e também vai buscar o glicogênio muscular, mas em excesso ela também vira gordura, a diferença é que a frutose apenas vira mais fácil.

Insulina

    
    Lembrando sempre que frutas não são grandes fontes de frutose, isso é muito importante. Restringir frutas de uma dieta de perda de gordura corporal não tem uma relevância significativa quando a gente fala de se evitar frutose a todo custo.

Pode ou não consumir o açúcar na dieta?

     A resposta é sim, você pode consumir na menor quantidade possível, ainda que o ideal seja que se evite. 

Qual o melhor horário para se consumir?

AcordarApós atividade física

    Os dois melhores horários, portanto, são ao acordar onde você fez um período de jejum e para fazer a manutenção da glicose plasmática, foi utilizado o glicogênio hepático, e depois de uma atividade física pelo mesmo motivo. Nesses dois horários, em quantidades não exageradas você pode sim fazer a utilização do açúcar, mas deve ser evitado por ser um carboidrato de alto índice glicêmico e por ter essa peculiaridade da frutose.

Sobre a sacarose

     A sacarose é composta de 80% de frutose e 20% de glicose, então, você pode perceber que tem muito mais frutose do que glicose.

O açúcar e a perda de gordura corporal

     Então, se você cortar o açúcar da sua dieta, isso é fator determinante para perda de gordura corporal? Não! Acabamos de explicar, quando você tem um superávit calórico, ou seja, quando você consome mais calorias do que você gasta, independente do que for, mesmo que for de alimentos saudáveis, você vai engordar. 


Cortar açúcar?
Cortar açúcar?
       Logo, você consegue emagrecer consumindo açúcar? Consegue também. Se você ingerir menos do que você gasta, mesmo que seja de açúcar, você vai perder peso. Porém nem toda a perda de peso é igual, a gente pode ter uma perda mais rápida, uma perda com mais qualidade, ou seja, perdendo ainda mais gordura e menos massa muscular. 

     Então, temos que assumir que não existe resultado x e y, existem mil tipos de resultados e eu quero que você tenha o melhor, por isso eu estou detalhando isso para você.


Os tipos de açúcar

Tipos de açúcar
Tipos de açúcar
     Existem diferentes tipos de açúcar. O açúcar mascavo é o açúcar da forma bruta, que vem da natureza, então nele se conserva além do carboidrato, alguns minerais e algumas vitaminas. 

      O açúcar demerara, que muita gente acha que é igual ao mascavo, mas não é. O açúcar demerara é o açúcar mascavo com um pouco de processo de industrialização, mas ele se assemelha muito ao mascavo ainda, é possível perceber nele uma cor mais clara, mas ele ainda conserva muito dos nutrientes.

     O açúcar cristal, já é um açúcar que passa por um grande processo industrial, a qual se perde aproximadamente 90% das suas propriedades. 

     O açúcar refinado ou açúcar branco, que é esse de mesa, mais bonito, esse perde 100% da sua parte de micronutrientes e ainda tem uma adição de enxofre. É o açúcar mais industrializado que a gente vai encontrar. 

     O açúcar de confeiteiro, ele é o açúcar branco só que ele recebe um pouco de amido de milho ou amido de arroz para torná-lo especifico para a confeitaria, mas ele também é um açúcar branco sem propriedades as quais a natureza deu para ele.

    Bom, então, se você for utilizar de açúcar na sua dieta o melhor seria o mascavo ou o demerara, mas o ideal é evitar o máximo possível, já que quantidades pequenas são melhores que quantidades grandes, mas quantidades nulas são melhores que quantidades pequenas.

Opções para substituir o açúcar

     As opções que temos para o açúcar, para cortá-lo da dieta, são os adoçantes, mas eles não fazem mal? Depende, alguns sim outros não. Um adoçante que não faz mal nenhum, que é extraído de uma planta, é o stevia, e é claro que o gosto dele não é tão bom quanto de um açúcar. A sucralose tem um paladar muito bem aceito e, desde que não seja em bebidas quentes, ela pode ser utilizada com segurança, com bebidas quentes ela se mostrou potencialmente cancerígena, então, se você adoça o seu café quente com a sua sucralose saiba que isso faz mal, mas se você utiliza em um suco fresco está tudo bem.

Adoçantes
Adoçantes

Conclusão

    Respondendo a resposta inicial do título, açúcar é um problema? Bom, agora que você já viu tudo isso já sabe que a resposta é não. E se você quer aprender mais sobre receitas e dicas que podem te deixar mais saudável e facilitar a sua vida com o açúcar, permitindo você substituí-lo com diversas receitas e métodos, eu indico um curso bem legal com receitas para você secar em 30 dias. Se você quiser saber mais sobre é só clicar aqui! Não esquece de dar uma conferida, tenho certeza que irá te ajudar bastante!

    E vamos chegando ao fim de mais um artigo super detalhado e interessante para você, espero que tenha tirado as suas dúvidas sobre o temido açúcar e se ainda sobrar algumas é só deixar nos comentários a sua dúvida e a sua experiência também! Até a próxima pessoal e bons resultados!