segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Água emagrece? 4 informações importantes sobre a água

Água emagrece? 4 informações importantes sobre a água



Água emagrece? 4 informações importantes sobre a água
Água emagrece? 4 informações importantes sobre a água


        Será que tomar água emagrece, muita gente tem essa dúvida, além disso, acredita-se que a maioria das pessoas saibam que beber água faz muito bem para a saúde, mas mesmo assim muitos não levam isso a sério e não dão importância à ela, e outros não sabem nem o por quê ela faz bem. Nesse artigo vamos abordar essas questões dando algumas dicas, então vamos lá!

1 - Benefícios de tomar água



      Cerca de 60% (mulheres) a 65% (homens) do seu corpo é composto de água, daí já se pode imaginar a importância que essa substância tem para o nosso organismo.
        Portanto, o consumo adequado de água tende a melhorar praticamente quase todos os processos internos de nosso organismo, ou seja, ajuda a controlar a pressão sanguínea, a prevenir cãibras, a proteger o coração, o funcionamento do intestino, a proteger os olhos, a proteger os rins e a limpar o organismo.


      Para quem pratica atividades físicas os benefícios mais importantes estão na melhora do transporte e absorção de nutrientes, já que muitas vitaminas são absorvidas com a presença de água e o transporte é realizado pelo sangue, o qual é composto em sua maioria de água.
       Além disso, o consumo de água durante o exercício aumenta a resistência física, uma vez que a perda de água eliminada no suor tende a diminuir o rendimento do nosso corpo.
       Também, a ingestão adequada irá diminuir a retenção da mesma em todo seu corpo, inclusive da sua pele deixando ela mais fina, isso ocorre devido ao fato da água "limpar" o seu organismo, realizando todos os processo do corpo, não deixando que sais minerais como o sódio e potássio acumulem água em seu corpo deixando você com aquele aspecto de inchado.

2 - Quantos litros de água devo beber?



       A resposta é depende. A quantidade de água que cada pessoa deve beber varia de pessoa para a pessoa. Então como saber qual é?
       A dica para descobrir esta quantidade é observar a sua urina, a quantidade ideal vai ser aquela que faz com que sua urina fique transparente (na mesma cor da água), pois isso indica que a concentração de ureia está baixa e isso é muito bom. Para chegar então ao valor que você deve consumir comece com uma certa quantidade entre 2 a 4 litros de água no dia e depois vá acertando.
      Por exemplo, começando com 2 litros no dia você percebe que sua urina ainda está amarelada, então, no outro dia você passa para 3 litros e ela fica transparente, logo, no outro dia você diminui para 2,5 litros e ela permanece transparante, portanto sua quantidade ideal de água por dia é 2,5 litros.

3 - Dica para beber uma quantidade ideal de água



       Muitas pessoas tem dificuldade em tomar muita água, em saber a quantidade que estão tomando e controlar isso. A dica mais fácil e prática é comprar uma garrafa de água, procure uma com uma capacidade grande (as de 2 litros são as melhores), procure andar com ela para todo lado em seu dia a dia e vá tomando aos poucos ao longo do dia e sempre a encha quando esvaziar.
       Desta forma tenho certeza que vai conseguir atingir seu objetivo diariamente!

4 - Sobre algumas dúvidas comuns



       Pode tomar água em jejum? A resposta é sim, a água possui 0 calorias, ou seja, ela não tem influência no ganho de peso, portanto pode ser tomada em jejum.
      Água com limão emagrece? Como dito acima a água não tem calorias, porém o acréscimo de limão pode fazer com que passe a ter calorias, porém são valores insignificantes, logo não tem influência no ganho de peso. Por isso, para que tenha efeito emagrecedor teria que ocorrer um aumento metabólico e isso não acontece de forma significante com a ingestão diária de água com limão, portanto é apenas uma lenda. A ingestão de cafeína teria uma efeito bem mais interessante neste caso.

       Bom, para finalizar o artigo vamos voltar a pergunta inicial: água emagrece? Através de todos as informações dadas aqui, é possível que você mesmo chegue a essa conclusão. A resposta é sim, ela ajuda a emagrecer, mas o seu efeito é indireto assim como mostrado no artigo, não é o fator decisivo e direto para tal, porém com certeza irá influenciar e ter impacto no seu processo de emagrecer, tornando o mais fácil.
      Obrigado para quem leu até aqui e bons resultados, até a próxima!