Fazer Exercícios Físicos Estando Doente
Fazer Exercícios Físicos Estando Doente |
Acredito que todo mundo que realiza algum tipo de exercício físico já passou por uma situação em que você acaba ficando doente, mas por outro lado não quer diminuir o ritmo e perder resultados e acaba ficando com essa dúvida, devo ir treinar doente ou não. Bom, a resposta inicialmente é depende, por isso vou explicar nesse artigo os motivos.
1º Caso - Você está muito doente
Este caso é o mais simples de responder, pois o seu próprio corpo irá lhe responder. Provavelmente você nem seu corpo terão vontade de realizar alguma atividade e nem terão condições para isso.
Ocorre normalmente em casos em que há febre, portanto se você está com mais de 37,5 ºC nada de treinar, é melhor descansar o seu corpo para que ele se recupere mais rápido e você possa voltar mais rapidamente para suas atividades, caso contrário você só irá prejudicar sua situação, uma vez que os treinos tendem a abaixar a sua imunidade e liberam efeitos inflamatórios nos músculos.
2º Caso - Você está um pouco doente
E a situação de você estar só um pouco doente, isto é você não tem febre, mas está com uma gripe, um resfriado, um incômodo na garganta, ou algum problema do tipo. Neste caso, vai depender muito do que você está sentindo e da gravidade do problema, se você se sente bem para realizar uma atividade física não tem problema, no caso de um pequeno resfriado, no entanto, saiba que corre risco de agravar seu problema.
No mais, procure não se arriscar, descanse e se recupere o mais rápido possível para poder voltar, é a opção mais segura.
Voltando ao primeiro caso, realizar atividade física é prejudicial para seu sistema imunológico, seu corpo está sendo atacado e está tentando se defender mandando todas as suas energias para realizar isso, ele não quer saber de gastar energias com seus músculos agora.
E lembre-se sempre procure um médico para poder te avaliar melhor, a decisão mais sábia sembre vem dele.
Dicas para evitar ao máximo doenças
Aqui vou deixar algumas dicas evitar que você fique doente com muita frequência.
Primeiro, realizar exames regularmente (seis em seis meses), assim você monitora possíveis problemas e os encontra antes que aconteçam.
Tenha higiene, suas mãos carregam muitas bactérias, por isso lave-as com frequência e evite ficar colocando-as aos olhos, nariz e boca que são fáceis de serem infectados.
Evite locais fechados e com muitas pessoas. No caso de ônibus, salas de aula, locais de trabalho e outros tente deixar o local mais arejado com as janelas abertas (mesmo no frio), pois é fácil de se transmitir doenças pelo ar se não houver circulação.
Utilize multivitamínicos ou uma quantidade suficiente de vitamina C, já que as vitaminas e principalmente a C, melhoram o seus sistema imunológico, tornando mais difícil que você fique doente.
Muito obrigado por ter acompanhado as dicas, lembre-se cuidado e bons resultados, até o próximo artigo!