quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Como conhecer seu verdadeiro peso em 4 dicas

Como conhecer seu verdadeiro peso em 4 dicas


Como conhecer seu verdadeiro peso em 4 dicas

    Primeiramente é válido esclarecer a diferença existente entre emagrecer e perder peso. Muitas vezes nos pesamos e notamos a diferença significativa na balança, algumas até de um dia para o outro. Isso significa que você perdeu peso, mas não emagreceu, ou seja, o seu peso realmente diminuiu devido alguns fatores que sofrem variações constantes como é o caso do consumo de água, dos horários que se pesa, da roupa utilizada, se foi ao banheiro ou não e diversos outros fatores.
Porém, como dito antes, você não emagreceu de fato, ou seja, não houve perda de gordura ou de músculos e sim, apenas uma variação de peso normal.
     Bom, agora você deve estar pensando então como você pode saber se está realmente emagrecendo e como vai medir seus resultados. Vou apresentar as respostas nesse artigo a seguir.

Dica 1 - Pesar no mesmo horário




      Procure se pesar sempre no mesmo horário, isso evita que você tenha variações no número de refeições, idas ao banheiro e outras mudanças que podem ocorrer no seu corpo.
      O melhor horário é logo ao acordar, pois você já terá descansado seu corpo, não terá ingerido nada ainda e não terá ido ao banheiro, isso faz com que seu peso esteja mais "real".

Dica 2 - Use o mínimo de roupas



        A roupa que você utiliza possui peso, portanto se um dia você usa uma roupa e no outro dia você utiliza outra roupa é claro que irá ocorrer uma variação. Então, o ideal é utilizar o mínimo de roupa possível (fique apenas com suas roupas íntimas ou até mesmo pelado), isso fará com que seu peso fique mais realístico.

Dica 3 - Compare seu peso



       Mesmo seguindo as dicas acima, é natural seu corpo sofrer variação devido alguns fatores como horas dormidas, ingestão de sódio e de água, entre outros. Portanto, o ideal é que você anote sempre o resultado da balança todos os dias e acompanhe as mudanças. Você pode anotar em um papel fazendo uma tabela ou digitar em uma planilha no seu computador, mas lembre-se de guardar direito.
        Após o término de uma semana, realize uma média dos valores obtidos do seu peso de segunda-feira até domingo, com essa média você terá uma estimativa mais real sobre o seu peso e as mudanças que estão acontecendo. Acompanhar o seu peso médio semanalmente é o melhor jeito de identificar se você está realmente mudando seu peso, já que diariamente as mudanças são pequenas e tendem a variar com alguns fatores normalmente.
       Mais para frente posso disponibilizar uma planilha para realizar este tipo de acompanhamento.

Dica 4 - O espelho é o seu melhor amigo



        Melhor do que a balança, é o espelho. Aprenda a se olhar no espelho e identificar as mudanças em você, ele é quem melhor lhe indicará se você está emagrecendo ou não. A balança pode indicar que você emagreceu ou engordou de um dia para o outro mas se você se mantém o mesmo no espelho então não é verdade, é ele quem lhe informará da melhor maneira a realidade.

       E essas foram as dicas simples de hoje, tenho certeza que irão ajudar você de uma boa forma. Obrigado, até a próxima e bons resultados!