sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

4 Suplementos que funcionam e 4 que não valem a pena

4 Suplementos que funcionam e 4 que não valem a pena


4 Suplementos que funcionam e 4 que não valem a pena
4 Suplementos que funcionam e 4 que não valem a pena

        A cada dia surgem novos suplementos no mercado, os fabricantes querendo vender seus produtos investindo pesado em marketing acabam empurrando estes suplementos para os seus clientes, mas e aí, será que eles realmente funcionam e dão algum resultado? Nesse artigo será apresentado 4 suplementos que realmente funcionam e valem a pena investir e 4 que não servem para muita coisa.

4 Suplementos que funcionam


1 - Creatina



       O suplemento mais estudado do mundo e comprovadamente eficaz. A creatina em doses diárias de 3 a 5 gramas gera aumento da concentração de água intramuscular, além de proporcionar aumento de força e melhora da recuperação entre exercícios de curtos intervalos. Alguns mitos são que ela provoca crises renais, o que já foi desmentido em diversos estudos; outro diz que aumenta a retenção nos músculos, o que também é mentira, pois a água é intramuscular e não entre eles.

2 - Multivitamínico



      O multivitamínico é um complexo com diversas vitaminas em concentrações diárias suficientes para uma pessoa suprindo suas necessidades diárias de micronutrientes Os benefícios deste suplemento está principalmente no fortalecimento do sistema imunológico, ajuda na prevenção de doenças cardíacas, tem alto poder antioxidante e atua na recuperação muscular.

3 - Cafeína



        A cafeína é um estimulante muito eficaz, que atua como o café aumentando a sua disposição e diminuindo o sono. Ela fornece energia para o seu treino, tem efeito termogênico (aumenta o seu metabolismo), auxilia no desempenho atlético e potencializa a realização de exercícios de alta intensidade.

4 - Proteínas



     As proteínas ajudam na recuperação muscular e na construção de fibras. Os suplementos de proteína funcionam como alimentos em pó, seu benefício está na praticidade de se ingerir uma quantidade alta de proteínas de maneira muito fácil. Para quem tem uma vida corrida e tem dificuldades para parar para fazer uma boa refeição, vale muito a pena. Entre os suplementos indica-se o whey protein (proteína do soro do leite) e a albumina (proteína da clara do ovo), a maior diferença entre os duas é a absorção mais rápida por parte do whey.

4 Suplementos que NÃO valem a pena


1 - Tribulus Terrestris



       Segundo estudos, a relação entre os efeitos da Tribulus e hipertrofia são apenas teorias, relatos, boatos e alguns falsos rumores, pois os resultados práticos não existem. Não há, até o momento, que evidentemente indiquem uma relação direta sobre a hipertrofia relacionada pela suplementação de Tribulus Terrestris.
       O que foi comprovado com diversos estudos foi a relação entre o uso de Tribulus e o aumento dos níveis de testosterona em pequenos mamíferos, como ratos e coelhos. Nas pesquisas envolvendo seres humanos, o aumento dos níveis de testosterona não foram condição suficiente para o aumento de massa muscular.

2 - Glutamina



        Mais uma vez, não existem estudos que comprovem o ganho de massa muscular associado ao consumo de glutamina, também não há relação com a manutenção muscular. Quanto ao efeito imune, também não há estudos que comprovem a melhora do sistema imune relacionado. O único efeito positivo comprovado por este suplemento é o de exercer melhora na função barreira do intestino.

3 - ZMA



      O caso do ZMA é semelhante ao do Tribulus Terrestris, promessa de aumento de testosterona e consequentemente aumento de força e massa muscular. Porém perante muitos estudos, pode-se concluir que o ZMA não contribui para aumentos de testosterona e força em pessoas que não têm deficiências de zinco, resultado de doença ou de dietas muito restritivas.

4 - Arginina



      Os suplementos a base de arginina continuam sendo bastante populares, acompanhados de textos sugerindo que ela aumenta os níveis de óxido nítrico, diminui a fadiga e aumenta a performance. Porém, estudos mostram que a suplementação de arginina não aumentou os marcadores de produção de óxido nítrico e não alteraram a performance.      

Outros a se destacar


        O BCAA é um dos que funcionam, porém seu custo é elevado. Para se obter resultados com o uso desse suplemento é necessário uma dose bem alta, o que tornaria o custo x benefício dele bem ruim, ou seja, a menos que você tenha dinheiro sobrando ele pode valer a pena o investimento.

        A proteína da carne não é melhor que o whey protein e nem que a albumina e muita das vezes é mais caro ou no mesmo preço que estes e ainda mais caro que a própria carne.

      Alguns que não funcionam a se destacar também são: cromo, boro, CLA, ácido D-aspártico, sulfato de agmatina, sulfato de vanadil, beta ecdisterona, isoflavonas, ornitina, pro hormonais, extrato de feno-grego, gamma oryzanol, percursores de GH e sulfato de agmatina.

Conclusão


      Não acredite em tudo que os vendedores de suplementos dizem, procure saber mais antes, pesquise. Até a próxima e bons resultados!