Quanto o álcool atrapalha em meus resultados
Quanto o álcool atrapalha em meus resultados |
Chega o fim de semana, você está seguindo um plano de dieta e/ou exercícios e seus amigos te chamam para sair, lá você tem a oportunidade de beber uma cerveja ou alguma bebida destilada, e aí tomar ou não?
Nesse artigo vamos abordar este tema que é bem presente em nossas vidas e vou dar algumas respostas ao longo dele, mas primeiramente vamos começar com algumas coisas básicas.
O que é o álcool
O álcool é uma classe de compostos orgânicos, e entre esses temos o etanol, que é o principal componente das bebidas alcoólicas. O etanol é produzido pela fermentação de açúcares presentes em frutas, grãos ou caules como a cana-de-açúcar.
O teor alcoólico de uma bebida indica a percentagem de álcool no líquido. A maior ou menor dose calórica das bebidas, então, está associada à quantidade de álcool e de açúcares por ml.
Em termos nutricionais engana-se quem pensa que o álcool não possui calorias, já que 1 grama de álcool possui em torno de 7 calorias (pode-se comparar com os carboidratos e proteínas que possuem 4 calorias/grama e as gorduras que tem 9 calorias/grama).
Bebidas alcoólicas e suas calorias
Observando as principais bebidas alcoólicas percebe-se que quanto maior o teor alcoólico mais calórico é a bebida. Abaixo vou deixar a relação com algumas delas:
- Absinto: 295 calorias em 100 gramas
- Gim: 263 calorias em 100 gramas
- Uísque: 250 calorias em 100 gramas
- Vodca e Rum: 231 calorias em 100 gramas
- Saquê: 134 calorias em 100 gramas
- Vinho de mesa (de todos os tipos): 83 calorias em 100 gramas
- Cerveja: 43 calorias em 100 gramas
É importante ressaltar que esses valores são apenas uma média. Outro ponto a se destacar é que o ideal é não se orientar pela relação kcal/ml, mas sim pela quantidade de doses que consome. A vodca é mais calórica que a cerveja, porém uma pessoa consegue beber um volume muito maior de cerveja do que de vodca e isso pode tornar a cerveja com mais tendência a engordar.
Álcool atrapalha nos resultados?
A resposta de imediato é sim, se observar o que já foi dito verá que o álcool é bem calórico e tem baixo valor biológico, ou seja, ele irá atrapalhar seus resultados. Porém, é possível fazer com que este efeito seja mínimo e, assim, não atrapalhará quase nada em seus resultados.
Não é preciso também se privar de algo que você gosta, como dito é possível minimizar quase por completo os efeitos negativos. Para isso, é necessário que você faça o consumo com moderação, bebendo apenas aos finais de semana já é um início, e nada de encher a cara até cair, beba com moderação. Desta forma, os impactos serão muito menores.
Outro fator impactado pelo consumo excessivo de álcool é a retenção hídrica deixando um aspecto de inchado. Para minimizar isso é recomendado uma ingestão elevada de água.
Por outro lado existem estudos que compravam que tomar um copo de vinho ou cerveja por dia traz benefícios como melhorar a saúde do coração, menor risco de diabetes, prevenir doença de Alzheimer e demência, reduzir sintomas de depressão e retardar crescimento de tumores.
Também há pesquisas que apontam que o efeito térmico da digestão do álcool é bem mais elevado que o de outros macronutrientes, o que permite a ingestão controlada de bebidas alcoólicas mesmo em qualquer tipo de dieta.
Conclusão
Portanto, através do que foi discutido observa-se que o álcool é prejudicial em casos em que seu consumo é excessivo, e também não recomendaria para atletas de alto rendimento. No caso geral, usado com moderação e sem excessos, os efeitos não são tão grandes. Ou seja, beba com moderação e está liberado.
Obrigado para quem leu até aqui, até a próxima e bons resultados!