segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Como acabar com a retenção de líquido

Como acabar com a retenção de líquido


Como acabar com a retenção de líquido
Como acabar com a retenção de líquido

No artigo de hoje, vamos abordar sobre como acabar com a sua retenção de líquido, mas antes eu gostaria de começar dizendo que eu já vi vários conteúdos sobre retenção de líquidos e o pessoal traz algumas coisas que, na prática, não fazem diferença nenhuma. Por exemplo, temos conteúdos dizendo: "consuma magnésio" ou "consuma vitamina B6".

Por isso, vamos trabalhar nesse artigo aqui com o que funciona, ou seja, com o que você vai botar na prática e vai dar diferença! Então fica comigo até o final do artigo, que este aqui é para acrescentar de verdade na sua vida, não é para te fazer perder tempo, ficar comprando um monte de coisa, vamos colocar aqui o que funciona e vocês irão perceber que é mais simples do que vocês imaginam!

Retenção de Líquido x Percentual de Gordura

Retenção de líquido ou gordura
Retenção de líquido x Gordura
Bom, não podemos começar o artigo de outra maneira de que não seja ressaltando que quando você diminui a sua retenção de líquidos, logicamente, isso melhora a sua definição muscular, porém se você está com um percentual de gordura muito alto não vai adiantar vir com esse papo de que: "estou retido, tenho que tomar um diurético...". Não, não, o que você está é com o percentual de gordura alto!

Quando falamos de retenção em um atleta, por exemplo, você pode perceber que quando ele vai fazer a desidratação, ele já está seco, até demais, e esse processo de desidratação é para dar um adicional a mais, uma última modelada no corpo, ou seja, a cereja do bolo para deixar o corpo do atleta pronto para subir no palco. Logo, ninguém vai estar ali sem nenhum gomo aparecendo no abdômen e vai fazer uma desidratação, ou vai tirar retenção de líquidos e, consequentemente, vai ficar definido. Isso não existe! Então, pare com esse negócio de "Eu estou meio retido", porque não, você não está retido, você está com percentual de gordura alto, pois retido é outra coisa.

Outra informação importante, é que a água no nosso corpo é muito volátil, ou seja, ela vai fácil e vem fácil. Vamos dar um exemplo: você foi ali numa churrascaria e consumiu muito sódio, comeu pizza etc, então, no outro dia você acorda retido, porém você vai perceber que em um ou dois dias depois isso vai embora, ou seja, vai fácil e vem fácil.

Logo, essa preocupação com a retenção de líquido não é necessário, porque se você não está seco o suficiente, de gordura, isso não vai mudar sua vida, não vai resolver o teu problema. Você tem que ficar magro, perder gordura. E se você precisa perder a retenção para um dia específico somente, por exemplo quando você vai numa praia, vai pegar uma piscina etc, então, você faz os procedimentos de redução de retenção somente para aquele dia específico.

Quer saber como perder barriga rápido? Acesse o nosso texto Como perder barriga rápido!

Portanto, foque em redução de percentual de gordura antes de qualquer coisa, que é isto que vai melhorar o seu físico. Agora, se você já reduziu o seu percentual de gordura, e está realmente com retenção de líquidos, então, vamos entrar com as estratégias.

Dica 1: Sódio

A primeira dica, então, é diminuir a sua ingestão de sódio. Importante dizer que não queremos zerar o consumo de sódio, pois se você zerar o consumo de sódio (apesar disso ser praticamente impossível), ou ficar o mais próximo possível disso, você vai conseguir tirar mais a retenção sim, porém isso não é bom. Do mesmo jeito que você zerar o consumo de carboidratos não é bem vindo, ou você zerar o consumo de cálcio que é um mineral (provavelmente um pouco mais similar para você) também não é bem vindo,  ou zerar um magnésio também não é bem vindo, iodo também, entre outros.

Portanto, o sódio é um mineral que desempenha funções, inclusive participa de contrações musculares. Logo, você não zera o consumo de sódio, mas você pode reduzir o máximo possível.

Então, para reduzir você pode usar, por exemplo, ao invés de temperos com muito sódio, um tempero zero sódio. Você pode utilizar ao invés do sal comum, o sal "light", que é o melhor sal para a dieta! E agradeça que seja, porque ele também tem um preço bem interessante. Muitos perguntam sobre o sal rosa, mas na verdade, o sal rosa tem bastante sódio e, posteriormente, vou fazer um artigo sobre.
  
Outra coisa que às vezes passa batida é a albumina, que tem bastante sódio, e isso você pode reparar na sua tabela nutricional. Também, os enlatados possuem bastante sódio e tem gente que diz que não consome, mas come sardinha que é um tipo. Os embutidos também estão nessa categoria, e da mesma maneira, tem gente que diz que não consome, mas come peito de peru, que tem bastante sódio. E isso é uma questão que tem que cuidar, porque aumenta a retenção de líquidos.

Dica 2: Água

O melhor diurético é a água, então, consuma água, não tem outro jeito. Portanto, não vá achando que você vai tirar a retenção de líquidos bebendo um litro, ou um litro e meio de água, porque não, isso não vai funcionar. Você vai ter que tomar três, quatro, cinco, seis litros de água, isso vai depender do tanto que o seu organismo necessita, o que vai depender muito de outros aspectos, como por exemplo se você é um homem ou uma mulher, se você é uma pessoa que se exercita e soa muito, se é verão, ou se é inverno, entre outros. 

O ideal é que todas as urinas do seu dia saiam transparentes, com exceção da primeira, acredita-se que esta seja uma quantidade de água legal para você, e ela vai te ajudar a retirar a retenção de líquidos.

Saiba coisas legais sobre a água! Acesse o nosso texto Água emagrece? 4 informações importantes sobre a água!

Porém, nós podemos melhorar e ampliar essa quantidade de água. Como? Vamos falar então de coisa que funciona, que é natural, e que não faz mal para o seu organismo. Estamos falando de chá verde, hibisco, e cavalinha. Esses três chás são muito poderosos para tirar a retenção de líquido, aproximadamente, entre 500 ml a 1 litro por dia de cada um é muito vantajoso e ele ainda entra na conta de água. Por exemplo, se você tem que tomar 5 litros de água por dia, você pode tomar 1 litro de chá verde, 1 litro de chá de cavalinha, 1 litro de chá de hibisco, e mais 2 litros de água, que é super legal!  Além disso, você pode manipular esse chá e consumir mandando uma grande quantidade de água que ainda é muito aceitável.

Dica 3: Cafeína

Cafeína é extremamente bem vinda, já que ela é diurética. Porém temos algo a ressaltar, já que a cafeína quando é utilizada todos os dias, observa-se um baixo efeito diurético, e é por isso que o uso cafeína deve ser pontual. Quando uma pessoa que faz muito tempo que não consome nada de cafeína, consome, ela vai ficar ali urinando bastante. Mas se ela consome todos os dias, isso se normaliza, então, a cafeína de uso pontual, vai te causar impacto mais interessante.


Sobre outros procedimentos

Outros alimentos:
Em relação a consumir melancia, pepino e outros alimentos diuréticos, conclui-se que se você aumentar sua ingestão de líquidos consumindo diuréticos de "calibre", realmente potentes, como por exemplo os chás, esses tipos de alimentos se tornam, colocando de uma maneira muito gentil, desprezíveis levando em consideração a nossa análise, para a finalidade de diurese, claro.


Drenagem linfática:
Sobre a drenagem linfática, ela funciona, mas a gente tem que lembrar, de que isso é algo pontual, como eu expliquei anteriormente, o líquido vai fácil e vem fácil. Então, se você quer retirar retenção de líquidos para uma data específica, uma drenagem linfática é bem vinda. Realmente, você pode fazer se você quiser, mas o gasto de dinheiro não vai justificar o benefício que você vai ter.


Medicamentos:
Já os medicamentos diuréticos são muito acentuados, funcionam muito bem, porém há custos à saúde para quem não tem necessidade de usá-los. Então, vou aqui citar: medicamentos diuréticos vão te ajudar, mas vão te cobrar um preço.





Atividade Física:
A atividade física melhora a retenção de líquidos, porque durante a atividade física a gente tem uma perda de suor, então, a gente perde sal, a gente perde água, e isso também vai te ajudar nesse aspecto.





Se mesmo assim, após todas essas dicas, você ainda continua com problemas de retenção, então, é de se verificar como está seu fígado, e seus rins, porque se eles não estiverem funcionando muito bem, você pode ter retenção de líquidos, então muito cuidado. Isso pode ser indicativo de um problema maior.

Algumas Outras Dicas

Vamos agora falar de alguns hormônios. Não vou falar aqui de ADH, Aldosterona, ainda que eles sejam diretamente ligados, não precisa de uma fisiologia humana tão carregada assim para este artigo. A gente tem que lembrar apenas que o estradiol, principalmente, causa retenção de líquidos. Então, a mulher, no processo de menstruação, ela pode ter esse aumento, por conta de descarga hormonal. Assim como um indivíduo que está usando esteroides anabolizantes que está aromatizando, pode ter também um pouco de retenção de líquidos. E então, ele colocando o estradiol no nível normal, num nível menor, vai ajudar. Então, anti aromatizantes podem ser bem vindos se for o caso de estar com o estradiol alto.

Problemas de coração, e problemas de tireoide, também estão relacionados a retenção de líquidos. Então, novamente eu reforço, está muito exagerado isso, vamos investigar.

E por fim, existe uma prática que você pode fazer, mas a qual não é indicada que é uma desidratação natural, de forma razoavelmente segura. Razoavelmente segura, pois nenhuma desidratação é legal para seu organismo, certo? Não é bem vindo, não é legal, seu corpo não vai gostar. Você pode sofrer com câimbra, com um monte de outras coisas. Portanto, você pode consumir bastante água por 5 dias seguidos, ou seja, seis, sete litros de água por dia. E, então, você corta totalmente a água por 24 horas, lembrando que esta água pode estar envolvida nos chás que a gente já comentou, então, meia-noite de hoje eu paro de tomar água até meia-noite de amanhã. Isso para o que? Para uma sessão de fotos, algum evento específico, mas eu te reforço: não é uma prática bem vinda, não é algo que seu organismo vai aceitar bem, existem riscos, existem complicações, porque desidratar não é legal para o corpo.

Algo que a gente pode somar aqui também, para retirar a retenção de líquidos, é em relação ao jejum. O jejum promove um estado de diurese maior, então se você faz uma dieta de jejum intermitente você vai perceber que durante este período de jejum você vai ter uma melhora da excreção de água pelo seu organismo. Porém, quando você volta a comer, automaticamente você volta a reter líquido. Então se um indivíduo quer estar um pouquinho melhor ele pode fazer um jejum intermitente naquele dia específico, e ficar só na água e no chá para tirar essa retenção.

A sauna ajuda, mas eu sempre vou ressaltar isso no texto inteiro, perdoe se estou sendo repetitivo, retenção é sempre algo temporário. Então, tirei tua sauna hoje, amanhã já vai voltar, então eu vou fazer para algo pontual. Quanto mais desidratado você fica mais perigoso para a tua saúde é. Só lembre-se disso.

E por último uma dica rápida, que é a ingestão de potássio. Então você pode usar o "Slow K", que vende em farmácia, ou suplemento de potássio, ou consumir alimentos que tem bastante potássio. A qual ele vai, vamos colocar assim bem grosseiramente, ele vai disputar espaço com o sódio. Então, ele pode estimular a mistura, e excreção do sódio. Lembrando que o excesso de potássio não é bem vindo, não é legal, causa até bradicardia, mas você pode colocar isso de forma à potencializar.

Outra substância também é o ácido ascórbico, que é a vitamina C. A vitamina C quando você utiliza doses grandes, o corpo tende a excretar, porque é muita vitamina C, e não precisa, não vai absorver, não serve para nada, e então, aumenta a diurese, e quando aumenta a diurese você também melhora a retenção de líquidos. Porém, quantidades excessivas de vitamina C fazem mal ao corpo, então é algo a se pensar: você quer retirar a sua retenção de líquidos, mas à qual custo? Será que é bem vindo você fazer isso? Sempre faça esta pergunta a si mesmo.





Certo? Te ajudei? Espero que sim, pois estamos chegando ao fim de mais um artigo! Se você gostou não esquece de compartilhar com os amigos e continuar acompanhando o blog aqui e nas redes sociais, pois vamos continuar produzindo bastante conteúdo legal para você. Então muito obrigado a todos, pode deixar suas dúvidas nos comentários e bons resultados, até a próxima!