• Dieta

    Aqui no blog você aprenderá dicas para emagrecer com mais facilidade!

  • Exercícios

    Aqui no blog você aprenderá dicas de treinos!

  • Saúde

    Aqui no blog você aprenderá dicas gerais para melhorar sua saúde!

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Açúcar é um problema?

Açúcar é um problema?

Açúcar na dieta, afinal de contas, pode ou não pode? Pode quantidades pequenas? Vai me matar? Vai derreter o meu pâncreas? Se liga!


Açúcar na dieta
Açúcar é um problema?

     Para responder essas e outras perguntas, primeiro, vamos começar com algumas definições iniciais. O açúcar é um dissacarídeo, isso quer dizer que ele tem duas moléculas envolvidas nele. O açúcar de mesa é sacarose, que é frutose mais glicose, já o amido, por exemplo, são cadeias de glicose, e a lactose é a galactose mais glicose, ou seja, nós temos algumas peculiaridades quando falamos do carboidrato. 
Composição dos açúcares
Composição dos açúcares

O problema da frutose

     A frutose é um carboidrato relativamente diferente, ela é estocada no seu fígado, enquanto a glicose é estocada tanto nos músculos quanto no fígado. Por enquanto, não há problemas, é bom ter cadeias de glicose estocadas no nosso fígado e nos músculos, uma vez que quando vamos nos exercitar temos o glicogênio muscular, e para fazer a manutenção do nosso nível de glicose da corrente sanguínea, chamada de glicose plasmática, é utilizado o glicogênio hepático. 

     Mas ainda assim a glicose pode ser ruim, pois o glicogênio hepático é muito mais limitado, já que cabe muito mais cadeias de glicose dentro do fígado do que em toda a estrutura muscular. E esse carboidrato, a frutose, sempre vai para o fígado, só que quando chega no fígado, ele não tem mais espaço para se estocar, então, ele acaba virando gordura. Já quando falamos da parte muscular, temos mais opção, mais oferta de sítios para se colocar essas cadeias de glicose.


    Logo, o excesso dele é ruim, mas uma quantidade razoável dá para se consumir. Porém, a sacarose ou açúcar de mesa, é um carboidrato de alto índice glicêmico, e isso gera uma piora da sua sensibilidade à insulina, o que em longo prazo vai fazer você engordar ainda mais e vai dificultar o seu ganho de massa muscular.

O problema do açúcar

     Então, como a gente pode perceber, resumir o açúcar como um vilão ou como um destruidor, é uma visão minimalista, aceitável, mas minimalista. O que temos que entender é que o açúcar em excesso vai te fazer muito mal como qualquer carboidrato em excesso, até mesmo cadeias de glicose, por causa do que acabamos de explicar. Se você pegar um excesso de amido, como por exemplo o arroz ou a batata doce, ela vai buscar o glicogênio hepático e também vai buscar o glicogênio muscular, mas em excesso ela também vira gordura, a diferença é que a frutose apenas vira mais fácil.

Insulina

    
    Lembrando sempre que frutas não são grandes fontes de frutose, isso é muito importante. Restringir frutas de uma dieta de perda de gordura corporal não tem uma relevância significativa quando a gente fala de se evitar frutose a todo custo.

Pode ou não consumir o açúcar na dieta?

     A resposta é sim, você pode consumir na menor quantidade possível, ainda que o ideal seja que se evite. 

Qual o melhor horário para se consumir?

AcordarApós atividade física

    Os dois melhores horários, portanto, são ao acordar onde você fez um período de jejum e para fazer a manutenção da glicose plasmática, foi utilizado o glicogênio hepático, e depois de uma atividade física pelo mesmo motivo. Nesses dois horários, em quantidades não exageradas você pode sim fazer a utilização do açúcar, mas deve ser evitado por ser um carboidrato de alto índice glicêmico e por ter essa peculiaridade da frutose.

Sobre a sacarose

     A sacarose é composta de 80% de frutose e 20% de glicose, então, você pode perceber que tem muito mais frutose do que glicose.

O açúcar e a perda de gordura corporal

     Então, se você cortar o açúcar da sua dieta, isso é fator determinante para perda de gordura corporal? Não! Acabamos de explicar, quando você tem um superávit calórico, ou seja, quando você consome mais calorias do que você gasta, independente do que for, mesmo que for de alimentos saudáveis, você vai engordar. 


Cortar açúcar?
Cortar açúcar?
       Logo, você consegue emagrecer consumindo açúcar? Consegue também. Se você ingerir menos do que você gasta, mesmo que seja de açúcar, você vai perder peso. Porém nem toda a perda de peso é igual, a gente pode ter uma perda mais rápida, uma perda com mais qualidade, ou seja, perdendo ainda mais gordura e menos massa muscular. 

     Então, temos que assumir que não existe resultado x e y, existem mil tipos de resultados e eu quero que você tenha o melhor, por isso eu estou detalhando isso para você.


Os tipos de açúcar

Tipos de açúcar
Tipos de açúcar
     Existem diferentes tipos de açúcar. O açúcar mascavo é o açúcar da forma bruta, que vem da natureza, então nele se conserva além do carboidrato, alguns minerais e algumas vitaminas. 

      O açúcar demerara, que muita gente acha que é igual ao mascavo, mas não é. O açúcar demerara é o açúcar mascavo com um pouco de processo de industrialização, mas ele se assemelha muito ao mascavo ainda, é possível perceber nele uma cor mais clara, mas ele ainda conserva muito dos nutrientes.

     O açúcar cristal, já é um açúcar que passa por um grande processo industrial, a qual se perde aproximadamente 90% das suas propriedades. 

     O açúcar refinado ou açúcar branco, que é esse de mesa, mais bonito, esse perde 100% da sua parte de micronutrientes e ainda tem uma adição de enxofre. É o açúcar mais industrializado que a gente vai encontrar. 

     O açúcar de confeiteiro, ele é o açúcar branco só que ele recebe um pouco de amido de milho ou amido de arroz para torná-lo especifico para a confeitaria, mas ele também é um açúcar branco sem propriedades as quais a natureza deu para ele.

    Bom, então, se você for utilizar de açúcar na sua dieta o melhor seria o mascavo ou o demerara, mas o ideal é evitar o máximo possível, já que quantidades pequenas são melhores que quantidades grandes, mas quantidades nulas são melhores que quantidades pequenas.

Opções para substituir o açúcar

     As opções que temos para o açúcar, para cortá-lo da dieta, são os adoçantes, mas eles não fazem mal? Depende, alguns sim outros não. Um adoçante que não faz mal nenhum, que é extraído de uma planta, é o stevia, e é claro que o gosto dele não é tão bom quanto de um açúcar. A sucralose tem um paladar muito bem aceito e, desde que não seja em bebidas quentes, ela pode ser utilizada com segurança, com bebidas quentes ela se mostrou potencialmente cancerígena, então, se você adoça o seu café quente com a sua sucralose saiba que isso faz mal, mas se você utiliza em um suco fresco está tudo bem.

Adoçantes
Adoçantes

Conclusão

    Respondendo a resposta inicial do título, açúcar é um problema? Bom, agora que você já viu tudo isso já sabe que a resposta é não. E se você quer aprender mais sobre receitas e dicas que podem te deixar mais saudável e facilitar a sua vida com o açúcar, permitindo você substituí-lo com diversas receitas e métodos, eu indico um curso bem legal com receitas para você secar em 30 dias. Se você quiser saber mais sobre é só clicar aqui! Não esquece de dar uma conferida, tenho certeza que irá te ajudar bastante!

    E vamos chegando ao fim de mais um artigo super detalhado e interessante para você, espero que tenha tirado as suas dúvidas sobre o temido açúcar e se ainda sobrar algumas é só deixar nos comentários a sua dúvida e a sua experiência também! Até a próxima pessoal e bons resultados!



segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Dia do Lixo - posso fazer à vontade? Como fazer? Saiba tudo sobre em 4 dicas

Dia do Lixo - posso fazer à vontade? Como fazer? Saiba tudo sobre em 4 dicas


Dia do Lixo - posso fazer à vontade? Como fazer? Saiba tudo sobre em 4 dicas
Dia do Lixo - posso fazer à vontade? Como fazer? Saiba tudo sobre em 4 dicas

     O dia do lixo se trata de um dia livre da dieta, na qual você se dá o direito de sair da dieta e comer algumas besteiras e ela pode trazer alguns benefícios, principalmente psicológicos.

     Parece bom demais para algumas pessoas o fato de que o dia do lixo é totalmente à vontade, que acaba achando que é mentira e que vai estragar seus resultados. Afinal, o dia do lixo pode se fazer totalmente à vontade sim ou não? É o que veremos a seguir.


1 - Dia do Lixo x Refeed


Dia do Lixo x Refeed
     A resposta para esta pergunta é... depende. Mas depende do que? Depende de alguns fatores, por exemplo, qual é o seu objetivo? Se você for um atleta, o ideal é que não houvesse um dia do lixo, e sim um refeed, que é um aumento calórico, mas estratégico, bem contabilizado e com alimentos de qualidade que visa uma melhoria da sua capacidade metabólica. Já a pessoa que não é um atleta, pode-se fazer de uma forma bem mais tranquila, um pouco mais solta, que pode ser um dia ou uma refeição do lixo.

2 - Dia do Lixo ou Refeição do Lixo


     Mas e aí? Um dia inteiro do lixo ou apenas uma refeição do lixo? Bom, não existe nada na literatura falando sobre isso, mas observando a prática percebe-se que pessoas que estão em uma dieta de ganho de peso, que automaticamente buscam por hipertrofia muscular, por estar comendo mais calorias, tem um menor apetite (quanto mais você come, menor a fome) e por isso, essas pessoas conseguem realizar um dia do lixo completo por semana com mais liberdade, porque elas buscam aumento de peso e o apetite está mais controlado. Já uma pessoa que está em uma dieta de perda de peso, tem um apetite maior, nesse caso, apenas uma refeição do lixo por semana é o mais adequado.

Dia do Lixo


     Estou em uma dieta de perda de peso, ainda assim posso realizar um dia inteiro do lixo? Bom, existem algumas poucas pessoas que conseguem realmente estragar uma semana de dieta em um dia. Mas primeiro, temos que entender como de fato isto ocorre. 

3 - Encaixando o Dia do Lixo


Dia do lixo calorias
    Primeiramente, deve ser analisado a carga calórica semanal, e o que é isso? Bom, vamos assumir que uma pessoa para perder peso precise de 10.000 calorias semanais e no dia do lixo ela consuma 5.000 calorias, então, se ela consumir 5.000 calorias totais nos outros dias ela irá conseguir ter um resultado de perda de peso (obviamente quanto mais calorias de lixo pior será o resultado). Existem algumas pessoas que esquecem esse conciliamento semanal e fazem o seguinte: colocam 2.000 calorias por dia e acabam comendo em um dia as 5.000 calorias, o que dá um resultado maior em 3.000 calorias, ou seja, ela termina a semana engordando mesmo em uma dieta que ela acha que está correta.

4 - Respostas Finais


Dia do lixo
     Então, o dia do lixo ou refeição do lixo não é uma parte da dieta e não está fora da dieta, ele é uma estratégia nutricional, uma estratégia de conforto social, emocional e estomacal que faz parte de um bom plano alimentar. Então, se você tem uma boa dieta, você consegue fazer uma refeição do lixo ou um dia do lixo sem estragar os seus resultados, totalmente à vontade. Agora, se a sua dieta está descontextualizada com essa refeição do lixo ou dia do lixo e você fizer ele totalmente à vontade e exagerar você irá estragar os seus resultados, seja para ganho ou perda de peso.

    Concluindo, a princípio a refeição ou dia do lixo você pode fazer desde que seja bem conciliado com o resto da sua nutrição e outros fatores, e nunca vamos entender nutrição como uma parcela, uma refeição, um dia, e sim um complexo um pouco maior. Resumindo, há a possibilidade de fazer totalmente à vontade desde que você tenha um bom direcionamento. 


     E se você quer  começar a ter esse direcionamento, recomendo um curso bem bacana com receitas para secar em 30 dias no qual você vai obter várias dicas super completas e eficazes na redução de peso, além de receitas super legais para emagrecer com saúde! Para saber mais sobre ele é só clicar aqui! Lá você vai encontrar várias dicas, receitas, e-books com assuntos muito bons para você ter ótimos resultados!


    E vamos chegando ao fim de mais um artigo, quero deixar meu muito obrigado por ler até aqui, espero que tenha acrescentado mesmo que um pouquinho, já fico muito feliz! Qualquer dúvida só deixar o seu comentário, até a próxima e bons resultados!

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Como ter uma alimentação saudável (Iniciantes)

Como ter uma alimentação saudável (Iniciantes)


Como ter uma alimentação saudável (Iniciantes)
Como ter uma alimentação saudável (Iniciantes)

      Você sempre teve a vontade de mudar seus hábitos alimentares e manter uma vida mais saudável, mas nunca soube como começar? Então este artigo é para você!

     Muitas pessoas, seja por motivos de doença ou de insatisfação corporal querem alterar seus hábitos alimentares, porém criar um hábito é uma coisa muito difícil de se fazer e ainda mais sozinho, da mesma maneira, desconstruir hábitos alimentares ruins também é bem difícil. Por isso, iremos falar de algumas técnicas que realmente funcionam.


Escolha dos alimentos saudáveis
      Para começar, é necessário deixar claro que a melhor forma de criar um hábito em sua vida é ir acrescentando pouco a pouco de maneira gradativa a rotina que você deseja obter, ou seja, não adianta começar uma dieta super rígida logo de cara que você provavelmente não vai conseguir por muito tempo.

    Por isso, o ideal é que você analise a sua alimentação atual e observe o que é e o que não é saudável, aquilo que seja mais prejudicial para saúde, ou aquilo que você deseja remover da sua vida. Comece retirando um alimento e substitua por outro menos prejudicial para você e aos poucos vá trocando completamente sua alimentação.

     Para ficar mais claro vamos dar um exemplo prático: vamos supor que você costuma fazer o consumo diário de refrigerantes e quer removê-lo da sua dieta. Primeiramente, você irá trocá-lo por um refrigerante sem açúcar e manterá o consumo diário, após uma semana, será reduzido por dia sim e dia não, após outra semana, você manterá apenas aos finais de semana, após outra semana você trocará por um suco sem açúcar, e assim por diante até você conseguir parar de tomar refrigerantes!


Alimentos ricos em proteína
Alimentos ricos em proteína

   E você pode realizar esta técnica para qualquer tipo de alimento. Outra dica importante é tentar acrescentar mais alimentos ricos em proteína (carnes magras, peixes, ovos...) na sua dieta, ou seja, sempre tentar consumir eles em todas as suas refeições, pois eles conseguem saciar melhor a fome e tem um potencial de engordar menor do que gorduras e carboidratos!

      Outra dica muito importante para ajudar a se criar um hábito mais saudável é você colocar várias recompensas para a conclusão de uma mudança que você faz. Vamos dar um exemplo, vamos supor que você sempre faz um almoço bem pesado, com muitas calorias e pouco saudável e depois dele você sempre come uma sobremesa muito doce e com muitas calorias também, então, você substitui esse almoço pesado por uma refeição mais leve e totalmente saudável com verduras, legumes e frango grelhado, e então você se dá ao direito como recompensa de comer aquela mesma sobremesa. Isso fará que você comece a criar o hábito, mas é importante que aos poucos você também remova esta sobremesa.

Conclusão

Alimentação saudável

     Para concluir sobre o tema então, é necessário muito foco e paciência na mudança de um hábito alimentar. E seguindo essas dicas você estará num caminho mais fácil para conseguir realizar isso com muito mais facilidade.

    Como dito anteriormente também, realizar todo este processo pode ser muito difícil e, além disso, existem diversas outras dicas e receitas que você pode realizar para te ajudar nesta mudança. Por isso, eu altamente recomendo o curso de receitas para secar em 30 dias, no qual você vai obter várias dicas super completas e eficazes na redução de peso, além de receitas super legais para emagrecer com saúde! Para saber mais sobre ele é só clicar aqui! Lá você vai encontrar essas e várias outras dicas!

     No mais, eu agradeço a todos que leram o artigo de hoje, qualquer dúvida deixe nos comentários e até a próxima, bons resultados!





terça-feira, 22 de outubro de 2019

Como fazer Dieta Flexível?

Como fazer Dieta Flexível?


Como fazer Dieta Flexível?
Como fazer Dieta Flexível?

      A dieta flexível, também conhecida de maneira abreviada como IIFYM (If It Fit Your Macros = se couber nos seus macros), vem sendo confundida com más condutas alimentares o que não é verdade, muito pelo contrário, são boas condutas alimentares que vão acrescentar no nosso estilo de vida, na nossa saúde física, na nossa saúde mental e social.

      Muitas pessoas entendem que a dieta flexível é uma alimentação onde você se preocupa em bater os seus macronutrientes com qualquer tipo de alimento, ou seja, eu posso consumir um bife de patinho grelhado que é muito saudável ou eu posso consumir uma carne gorda, uma linguiça, ou outro alimento desde que entre nos meus macros está tudo bem. E na verdade não é isso, a dieta flexível está baseada em um cota de nutrientes que você tem bater por dia, no qual minimamente 90% vai ser de alimentos "limpos", ou seja, saudáveis (frango, carne, peixe, ovos, arroz integral, azeite, amendoim, etc), e estes outros 10% aproximadamente que não é obrigatório você pode comer uma coisa ou outra fora do estabelecido. Um exemplo seria uma dieta flexível de 3000 calorias, a qual teria aproximadamente 2700 calorias de forma limpa (saudável) e o resto, cerca de 300 calorias, teria aquelas besteirinhas, como um pequeno pedaço de pizza.

Doce ou fruta
Um doce ou uma fruta?

     Então, você pode bater todos os seus macros só com alimentos de má qualidade que estando dentro dos macros estaria tudo certo? Não! Porque você não terá a sua saúde plena e não será o mais adequado para a sua estética. Uma vez que sabemos que carboidratos de alto índice glicêmico em excesso em horários a vontade ocorrerá uma piora da sensibilidade à insulina e com menos sensibilidade você tem menos fator anabólico de massa muscular e mais fator anabólico na gordura corporal. Então, realmente se você pensar entre 1 grama de carboidrato é igual a qualquer outra grama de carboidrato? Sim e não, já que em curto e médio prazo não é possível identificar mudanças, porém em longo prazo sim, você irá ver diferenças na sua estética.

      Portanto, a dieta flexível é uma dieta para pessoas inteligentes, com bom senso e não para pessoas desleixadas, que usam a dieta como uma forma de desculpa para comer besteiras com a consciência tranquila.

Pensamento dieta flexível
Pensamento flexível

      Foi citado anteriormente uma faixa de 90% de alimentos limpos, porém você pode aumentar este número até 100%, já que assim você estará obtendo mais resultados por conta do que foi explicado. Porém vale ressaltar que para pessoas normais não dará uma grande diferença, por isso é mais recomendado para atletas essa quantidade de 100%.

      Outra pergunta pertinente é se os 10% de comida "suja" também pode ser aumentado, e a resposta é sim. A dieta flexível nada mais é do que a adequação do bom senso na nossa vida buscando os resultados, então se você é um iniciante, que nunca fez dieta, que toma muito refrigerante, ou seja totalmente "largado" nutricionalmente falando, e ela começar fazendo por exemplo 70% limpo e 30% de besteira (que é uma quantidade alta) num período inicial está tudo certo, mas é essencial que ocorra uma progressão, por exemplo abaixar 5% de besteira todo mês até chegar nesses 10%, tudo com uma boa saúde mental.

      Muito obrigado para você que leu até aqui, qualquer dúvida estamos à disposição. Um forte abraço, bons resultados e até a próxima!